Andreza Caetano de Sousa (UFCG)
Edmilson Luiz Rafael (UFCG)
RESUMO
No presente trabalho, nos propomos a investigar a visão que os professores de língua portuguesa, cursistas do Programa Mídias na Educação, mais especificamente do ciclo intermediário, desenvolvido no estado da Paraíba, têm em relação tanto às atividades e aos objetivos propostos pelo mesmo, como acerca dos possíveis impactos em sua atuação profissional. Desse modo, realizamos um levantamento de dados acerca destes cursistas, e, após a seleção do grupo a ser pesquisado, entrevistamos 20 deles, via e-mail, e analisamos suas respostas em relação às suas expectativas e avaliações referentes ao curso. Verificamos que: (1) os professores focam, sobretudo, a pertinência das atividades e dos objetivos, mas isso é dito muito genericamente; e (2) eles afirmam ter havido mudanças, no que diz respeito à utilização de mídias disponíveis nas escolas, mas, de igual modo ao que ocorre com as respostas sobre a avaliação das atividades e dos objetivos do programa, as respostas sobre os impactos ou mudanças também são genéricas e pouco informam sobre as reais alterações nas práticas de ensino.
Palavras-chave: ensino de português, mídias, formação de professor.
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