width: 550px; (largura) height: 200px; (altura) width: 550px; (largura) PaTota DiGitaL: A INSERÇÃO DO GÊNERO DIGITAL BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A INSERÇÃO DO GÊNERO DIGITAL BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Leonardo Neves de Macêdo (UEPB)
Maria Lúcia Serafim (UEPB)

RESUMO:

O presente artigo fruto de estudo monográfico fundamenta-se na crença de que a inserção de gêneros digitais, no caso desta pesquisa o escolhido foi o blog, a prática pedagógica do professor possibilite motivação e aprendizagem ao professor e aos estudantes. O objetivo foi inserir os alunos numa vivência didática com a ferramenta, integrando este site aos estudos da disciplina. O percurso da pesquisa pautou-se: na forma como o professor se apropriou dos gêneros digitais para que estes fossem inseridos na sua prática pedagógica; na capacidade dos alunos de desenvolver habilidades cognitivas, sociais e de comunicação quando orientados pelo professor no uso de ferramentas digitais como o blog. A pesquisa realizou-se na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia na cidade de Campina Grande – PB e foram participantes focais: 01 professor de Biologia e 23 alunas do 2º ano D, nos meses de maio a junho de 2009, sendo de natureza qualitativa, exploratória e de intervenção aliando alguns dados quantitativos, mas com ênfase nos relatos escritos na forma de diário, de estilo informal e narrativo, realizados a partir de intervenção na realidade escolar.

Palavras-chave: Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais, blog.


https://rapidshare.com/files/460786742/A_INSER____O_DO_G__NERO_DIGITAL_BLOG_NA_PR__TICA_PEDAG__GICA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário