width: 550px; (largura) height: 200px; (altura) width: 550px; (largura) PaTota DiGitaL: MÍDIAS NA ESCOLA: RECURSOS DIDÁTICOS OU FINS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MÍDIAS NA ESCOLA: RECURSOS DIDÁTICOS OU FINS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA?

Daniele Ferreira Ribeiro
Universidade Federal de Campina Grande, PB

RESUMO

A educação é um dos segmentos sociais que vem sendo modificado pela presença das mídias, exigindo do professor novas formas de ensinar, voltadas para formação de um aluno crítico e mais exigente perante os conteúdos midiáticos que lhes são apresentados. Para que a criticidade seja desenvolvida, contudo, é necessária capacitação profissional de ordem teórica e prática, reconhecendo que usar mídias em favor da educação é ir além de tê-las com o recurso didático, concebendo-as a partir de finalidades pedagógicas. Assim sendo, a presente monografia teve dois objetivos: (1) Averiguar se professores de Língua Portuguesa das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula e (2) Em caso afirmativo de 1, verificar de que maneira os professores utilizam as mídias em suas aulas: como recurso didático ou com uma finalidade pedagógica definida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivo-interpretativista, cujo corpus foi composto por questionários aplicados com professores de Língua Portuguesa. O estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) e Almeida (2007). Os resultado obtidos sinalizaram que todos professores participantes da pesquisa disseram fazer uso de pelo menos uma das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa, televisiva, internet, rádio e audiovisual). Além disso, evidenciaram que tanto os professores da rede pública quanto os da rede privada utilizam de forma semelhante as mídias, predominando o uso pedagógico.

Palavras-chave: Mídias. Recurso didático. Recurso pedagógico.



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